Início » Ecommerce » Instagram Vídeo como recomendação web 2.0 no E-commerce

Instagram Vídeo como recomendação web 2.0 no E-commerce

Autor

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

E-Commerce AddctionEstou cada vez mais convencido de que a recomendação web 2.0 de produtos com exposição de imagens e vídeos está deixando de ser uma tendência para ser uma estratégia a ser utilizada por todas as lojas virtuais. A evidência disto é a nova funcionalidade do Instagram Vídeo.

No artigo “A Recomendação com exposição de imagens e vídeos”, que exponho um dos principais tópico de minha Dissertação de Mestrado, tenho falado da influência destes formatos de recomendação para a conversão de usuários em consumidores. O porém é que esta estratégia ainda não é bastante utilizada pela indústria de comércio eletrônico.

Mas isto está mudando. E uma constatação recente desta transformação surgiu com a anunciação do Instagram em permitir aos usuários, a adição de vídeos com até 15 segundos, o que é suficiente para demonstrar as funcionalidades de qualquer produto. Atualmente, as recomendações com vídeos nos sites que já adotaram esta estratégia, apresentam vídeos advindos do youtube, que é ainda o maior compartilhador de vídeos. Porém, na era do mobile na qual estamos, este gigante apresenta fraquesas exatamente neste ponto. E é aí que o Instagram Vídeo irá fazer diferença.

Este vídeo é uma apresentação desta funcionalidade:

Se já leram o artigo ou a Dissertação que falo sobre esta emergente estratégia de recomendação entenderá mais facilmente quando falo que este aplicativo mobile permitirá mais facilidade para que o consumidor avalie os produtos adquiridos em determinada loja virtual.

Ou seja, o processo que até então era:

O cliente grava um vídeo utilizando e mostrando o produto, depois descarrega do celular para o computador ou diretamente para o youtube, depois envia o link para o lojista, que então é avaliado e postado na página do produto da loja virtual.

Passará a ser:

O cliente grava um vídeo utilizando o produto e imediatamente o vídeo poderá ser tagado com um código do produto – ou qualquer outra forma de identificação da relação entre o respectivo produto ao vídeo – e já postado na página do produto da loja virtual.

O potencial da utilização deste recurso poderá ser exponencial, tendo em vista outros benefícios da marca como um contato mais social entre marca e consumidor, promoção diversa, transmídia, engajamento, visibilidade, etc. E o mais importante, a recomendação horizontal (de consumidor para consumidor).

Se você gostou deste artigo, cadastre seu e-mail no link abaixo para receber as atualizações exclusivas deste blog:
Subscribe to E-Commerce Addiction by Email

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.