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Como usar o marketing 3.0 no comércio eletrônico

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Como usar o marketing 3.0 no comércio eletrônico

O Marketing 3.0, proposto por Philip Kotler, pode ser utilizado no e-commerce.

O livro marketing 3.0, da autoria do guru Philip Kotler em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiwan, traz o novo conceito de marketing onde as empresas precisam se adaptar à nova tendência da humanidade. O conceito sugere que o foco no produto e o foco no consumidor, no futuro, deixará de fazer sentido para se apoiar no ser humano.

As ações de marketing deverão mudar para um foco centrado na mente, no coração e no espírito humano.

Neste cenário, os consumidores serão encarados como entidades multidimensionais, com valores enraizados e, até, como potenciais colaboradores.

Mas como o comércio eletrônico poderá fazer parte disto?

Se pensarmos no comércio eletrônico como uma loja virtual, pressupondo que esta tenha como meta vender produtos, talvez fique difícil integrar os valores do marketing 3.0.

Mas o se tivermos o foco das ações de marketing, em um comércio eletrônico, voltado para o cliente, o conceito do futuro é a comunização. Então, devemos estimular, desde já, a comunização entre os clientes.

Como o comércio eletrônico poderá criar m senso de comunidade entre seus clientes?

Imaginemos que uma loja virtual tenha vendido um sapato. Talvez este cliente não queira somente o sapato. Será que ele não queira também fazer parte de um grupo de corrida ou caminhada? E, no caso positivo, por que não criar uma comunidade onde os clientes que compram sapatos façam parte de um grupo onde se interajam e marque encontros para a realização destas atividades? O mesmo para tantos outros produtos como bicicleta, artigos de futebol, etc.

Será que não seria interessante para ambas as partes (loja e cliente) a comunização? Para o cliente, ficaria mais óbvio pelo exemplo citado.  Mas para o lojista, seria uma maneira de se aproximar ainda mais dos seus consumidores e criaria um vínculo mais duradouro e mais forte com seus clientes. Também, estará entregando algo valioso para uma pessoa.

O que você acha desta idéia? Dê sua opinião e compartilhe outras idéias que você também acha que fará sentido no futuro.

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